PATOS DE MINAS, MG

CONHEÇA A CAPITAL BRASILEIRA DO MILHO

Patos de Minas, MG

Você sabia que a origem do nome do município de Patos de Minas provém da enorme quantidade de patos que existiam no território?

Essa é uma das versões sobre a origem do nome da cidade. Relata-se que os patos eram encontrados habitualmente em uma lagoa a três quilômetros da margem do Rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso na beira dessa lagoa, construindo ranchos para se abrigarem. Naquele tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o passar dos tempos, alguns tropeiros se fixaram no local, formando um povoado.

Em 1866, o município foi criado, com a denominação de Santo Antônio dos Patos, com terras dos municípios de Patrocínio, Paracatu e São Francisco das Chagas de Campo Grande. O município recebeu os topônimos de Santo Antônio dos Patos (simplificado, mais tarde, para Patos); Guaratinga (contrariando a opinião dos munícipes) e, finalmente, Patos de Minas.

Patos de Minas está situada na Mesorregião do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, sendo considerado polo econômico regional. Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município. Um desses fatores é a localização estratégica, já que liga a cidade a grandes centros comerciais, como São Paulo e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.

Catedral Patos de Minas

Lagoa Grande de Patos de Minas

Vista aérea da Cidade